sábado
19-04-2014

45 leitores on-line

 
 
 
 


Gostava que o jornal Oeste Online regressasse um dia?

Sim
Não
Talvez



Ver resultados

Pedro Antunes // Edição de 16-09-2007

A-dos-Francos
Aulas começam na segunda-feira no Colégio Frei Cristóvão

Desde quinta-feira, dia 13, que começaram as apresentações no Colégio Frei Cristóvão, em A-dos-Francos. Primeiro com os alunos do 5º ano que vêm pela primeira vez para o colégio, mas a partir de segunda-feira têm início as aulas a sério.

Este ano o colégio tem turmas do 5º ao 9º ano, tendo em conta que fecha o ciclo dos três anos de existência. No total são 14 turmas, três do 5º ano, quatro do 6º, três do sétimo, duas do 8º e duas do 9º ano. São cerca de 330 alunos, não havendo mais vagas para o 5º ano.

Só a partir do próximo ano é que esta escola irá ter 10º ano. Até agora não havia alunos interessados, mas os que agora vão frequentar o nono ano já irão prosseguir o ensino secundário naquela localidade.

Cada vez há mais crianças da área da influência do colégio (A-dos-Francos, Alvorninha, Landal, São Gregório e Vidais) que preferem ficar em A-dos-Francos, contrariando a tendência de alguns dos encarregados de educação em os matricularem na sede do concelho. O Colégio Frei Cristóvão tem 35 professores.

O ano passado a escola recebeu os alunos do 1º Ciclo de São Gregório, cujas instalações estiveram em obras, mas estes voltaram ao seu estabelecimento de ensino. De qualquer forma, o director do colégio, José Dionísio, sublinha que eles irão regressar ao colégio quando frequentarem o 5º ano.

José Dionísio é professor há 23 anos e grande parte desses anos tem trabalhado no ensino privado. É director do colégio desde que este abriu as portas e gosta de trabalhar no meio rural, como acontece em A-dos-Francos. “Não é melhor nem pior que uma escola na cidade, mas temos de fazer um trabalho diferente”, referiu.

  2 comentário(s) a esta notícia.  [mostrar/esconder comentários]

Imprimir

 

 



1ª Página | Fórum | Links | Classificados | Publicidade | Ficha Técnica e Contactos

© 2000-2014 Jornal Oeste Online Registo de tí­tulo: 124603 Edição: Associação Oeste

Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer
tipo de suporte, sem prévia permissão do Jornal Oeste Online ou, quando aplicável, do autor dos artigos.